Emprego, fadiga, falta de força ou desejo elementar … Quando os pais, por um motivo ou outro, não podem dedicar tempo suficiente para se comunicar com a criança, a tentação é ótima de mudar o cuidado de seu entretenimento para brinquedos eletrônicos. Mas isso trará a criança para as crianças e como isso afetará seu desenvolvimento?
A realidade é que, em muitas famílias, devido a problemas financeiros, emprego no trabalho e outros fatores, os pais não podem dedicar muitos jogos com crianças pequenas. Mas os cientistas têm certeza: encontrar um equilíbrio saudável entre seu próprio emprego e comunicação com a criança é importante para o seu desenvolvimento.
A leitura é mais útil?
Anna in. Sosa, Doutor em Filosofia da Universidade do Norte do Arizona, juntamente com colegas conduziu um experimento com a participação de 26 pares, um pequeno pai com filhos de 10 a 16 meses. Os pesquisadores não estavam presentes diretamente nos jogos de pais e filhos, pois foram realizados nas casas dos participantes. Mas, por acordo, o equipamento de gravação de som foi colocado lá, então eles tiveram a oportunidade de entender como o jogo vai.
Os pais receberam três conjuntos de brinquedos: eletrônico – laptop infantil, telefone
celular e “talking Farm”;Puzzim de madeira tradicional, um conjunto para classificar figuras e cubos com desenhos;Cinco livros sobre animais, formas ou cores.
Durante um jogo com um conjunto eletrônico, os adultos usaram muito menos palavras e revoluções de fala, havia menos respostas parentais e frases substanciais do que quando brinca com brinquedos ou livros tradicionais. As próprias crianças também falavam notavelmente menos.
Os resultados também mostraram que os pais declararam menos palavras durante um jogo com brinquedos tradicionais do que enquanto lia livros. Ao ler, os adultos usaram mais conceitos correspondentes aos tópicos do livro do que quando brincar com quebra -cabeça e cubos.
De acordo com os autores do projeto, ele confirmou as diferenças entre os três tipos de atividade do jogo pelo pai-filho. Em primeiro lugar, do ponto de vista dos benefícios para crianças, há livros de leitura, no segundo – brinquedos tradicionais, no terceiro – eletrônico.
Conclusões para os pais
“Esses resultados dão motivos para acreditar que você não deve se envolver na compra de brinquedos eletrônicos, que são anunciados como educacionais e geralmente custam bastante caro”, concluem os autores do estudo. – Nossas conclusões são complementadas por uma grande quantidade de dados que confirmam o benefício potencial da leitura de livros para crianças muito pequenas. Além disso, um jogo com brinquedos tradicionais pode ser tão eficaz para o desenvolvimento de habilidades de fala e interação de comunicação quanto a leitura de livros, então esse tipo de atividade definitivamente vale a pena dar preferência ”.
Em outras palavras, se os pais não quiserem cultivar um pequeno “Mowgli” tecnológico, você não deve substituir a vida viva desenvolvendo comunicação com a criança por um jogo com brinquedos eletrônicos, mesmo os mais caros e “educacionais”.